sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Brasil, um país de todos... Só que não!

Olá pessoal!

                   Esses dias saiu a polêmica de um garoto de Guarulhos que foi impedido de fazer a rematricula em uma escola particular por causa do seu cabelo Black Power. A diretora teria dito que o cabelo do menino era “muito grande e crespo”.


                  Li em vários sites essa noticia e o que mais me impressionou foi os comentários desse país não racista que todos dizem.
                  Mostrei esses comentários para algumas pessoas e a maioria falou “eu nem ligo mais pra isso, só são pessoas tentando irritar” será?
                  Eu estudei em uma escola particular, e foi lá que eu percebi o racismo pela primeira vez. Todo ano tinha um festival de bandas, nesse e minha amiga (negra) fazia parte de um grupo de percussão e ela resolveu inscrever o grupo no festival, só tinha grupo de rock internacional, o único grupo diferente era o dela que tinha rap, samba, praticamente todos os sons brasileiros, no final do festival tinha uma votação que elegia a melhor banda, a banda da minha amiga ganhou, mas na hora de colocar na revista da escola que ia pra todas as séries de todos os horários, quem produzia a revista do colégio não colocou a foto do grupo da minha amiga que era um grupo formado por negros, colocou as fotos do segundo, terceiro e quarto lugar que eram bandas formadas por brancos, quando minha amiga recebeu a revista ela perguntou pro coordenador da escola por que  a foto do grupo dela não tava, ele respondeu que na hora de tirar as fotos o fotografo não encontrou o grupo dela, mas era mentira, eu estava no festival e vi o fotografo tirar umas 20 fotos do grupo vencedor, minha amiga preferiu deixar quieto.
              O racismo no Brasil é velado, é raro uma situação que alguém discrimina o negro descaradamente, mas ainda assim acontece. Qual negro nunca foi seguido pelo segurança numa loja, ou riram de seu cabelo natural, quando uma mulher negra entra em salão de beleza a primeira coisa que o cabeleireiro pergunta é “vai alisar?” já ouvi alguns dizerem “veio dar um trato na juba pra ficar mais bonita né?!”, o nosso racismo do dia a dia está ai, no olho de quem quer ver. 
             Ignorar o racismo não acaba com ele, só porque o povo negro está acostumado a ouvir isso, não quer dizer que devemos abaixar a cabeça. Dizer que essas pessoas só estão tentando irritar é diminuir a seriedade do problema, são pessoas racistas sim, que talvez só tenham coragem de falar essas barbaridades na internet, mas ainda sim racistas.
            Será que a gente está em um estado de alienação tão grande que é mais fácil simplesmente passar por cima e fingir que nada esta acontecendo? Sim, é mais fácil! Mas será que vale a pena? Na musica Sincerely, Jane da Janelle Monae ela diz:

"Será que realmente estamos vivendo, ou apenas somos zumbis?
Ou sonhando com a esperança de montar as asas dos anjos
A maneira como vivemos
A maneira como nós morremos
Que tragédia, eu estou tão apavorado!
Sonhadores do dia por favor, acordem, não podemos dormir mais"


Viva o cabelo natural!

Bjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário