quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Chimamanda Ngozi Adichie




Chimamanda é a quinta de seis filhos e  foi criada na cidade universitária Nsukka, Nigéria. Seu pai James Nwoye Adichie era professor e sua mãe Grace Ifeoma era secretaria, a primeira mulher a exercer esse trabalho no campus. Chamamanda estudou medicina e farmácia da Universidade da Nigéria por um ano e meio. Com 19 anos se mudou para os Estados Unidos para cursar comunicação e ciência política na Universidade de Drexel, na Filadélfia, foi transferida para Eastern Connecticut State University para viver mais perto de sua irmã.  Tem mestrado de estudos africanos pela Universidade de Yale. Ganhou bolsa de estudos em Princeton (2005-2006) e em 2011 foi premiada com uma bolsa de estudos pelo instituto Radcliffe de estudos avançados da universidade de Harvard.

Chimamanda é uma ótima comunicadora, uma de suas palestras mais impactantes foi "O perigo de uma única história" na qual ela conta como somos influenciados pelas historias que escutamos desde crianças, como a história do europeu feliz, que ama a neve e que tem uma casa no lago, ou como as pessoas na África só sofrem e passam fome. Mas e a outra realidade? A realidade do europeu que passa por problemas financeiros, ou que simplesmente não pensa, só chega em casa, senta no sofá e bebe cerveja. A realidade do Africano inteligente, classe média que escuta Mariah Carey ao invés de uma musica tribal.

Na palestra "We should all be feminists", em tradução livre "Devemos todos ser feministas", Chimamanda fala de como criamos os meninos para não chorar, não serem muito carinhosos, serem sérios, serem competitivos e pra meninas ensinamos a como se sentar, como se vestir, como falar com um homem,  e como o casamento é maravilhoso, e ela até questiona, se o casamento é tão agradável deveríamos ensinas aos meninos também essa maravilha. Ensinamos os meninos a serem competitivos no trabalho e ensinamos as meninas a serem competitivas uma com as outras por beleza e por homens. Quando perguntada sobre se ela intimida os homens por ser inteligente e feministas, ela falou: Eu não sei se intimido, mas se intimidar com certeza esse vai ser o homem que eu não quero ter um relacionamento.

Em uma entrevista em um canal estrangeiro o apresentador entrou no assunto cabelo e Chimamanda defende a ideia de que assumir o cabelo crespo é questão politica, quando você decidi ir contra todos, contra a televisão, contra o cinema e contra as revistas de moda você está fazendo politica, por que você está passando uma idéia.


Recentemente Chimamanda participa de uma faixa no álbum da Beyoncé com um pedaço do texto "We all should be feminists", o título da música é ****Flawlles.



Pra quem quiser saber mais vou postar alguns vídeos citados

We should all be feminists, infelizmente ainda não tem legenda.


O perigo de uma única história (legendado)


Beijos, espero que tenham gostado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário