quinta-feira, 17 de abril de 2014

13 Sinais de que você tem a mentalidade de um cabelo liso

Olá meninxs

Andando pelo site Black Girl with Long Hair encontrei essa matéria interessante sobre meninas que assumem o cabelo mas não gostam do jeito que ele é.

"Embora o número de mulheres que abraçam a beleza de seus cabelos crespos, eu as vezes me preocupo que muitas dessas mulheres que estão lidando com seus cabelos nessa luta acabará por obriga-las a ceder e voltar para o "mais fácil" cabelo liso. Eu tenho empatia com essas mulheres porque muitas delas começaram a relaxar/alisar o cabelo muito cedo então elas realmente não sabem como o cabelo se parece e nem como ele deve se comportar quando crescer. Os comentários e os problemas de cabelo que encontrei em fóruns provam que elas podem ter a mentalidade de um cabelo liso (SHM - Straight Hair Mentality). A mentalidade de cabelo liso está em muitas mulheres que assumiram o cabelo natural. Muitas delas vão disfarçar o cabelo com penteados de proteção com a sensação que é a única maneira de manter o "cabelo rebelde" controlado.
Se você realmente quer desfrutar de seu cabelo natural enquanto ele cresce saudável você deve prestar atenção nos sinal de SHM listados abaixo e começar a aceitar que seu cabelo natural não se comporta da mesma maneira que seu cabelo quimicamente se comportava. Entender que com tentativas, erros e experiência você começara a ver os beneficios dos cachos.

  1. Você acha o seu cabelo incontrolavel e indisciplinado.
  2. Você relaxa suas extremidades e partes do cabelo para que sua textura capilar seja "mais amiga do cabelo liso", assim os penteados terão um "bom aspecto".
  3. Você não entende porque o dia de lavar o cabelo leva mais tempo e tenta reduzi-lo por vários meios.
  4. Você passa chapinha ou babyliss todos os dias para que ele se pareça com ondas.
  5. Você não entende como não consegue certos penteados que você fazia quando o seu cabelo era alisado.
  6. Você tenta fazer penteados para que fique natural e sedoso*
  7. O fator encolhimento te incomoda, porque ele não mostra o verdadeiro comprimento do seu cabelo, e não da o movimento que você costumava ter quando alisava.
  8. Você usa os mesmos produtos de quando alisava os cabelos.
  9. Você penteia seu cabelo como se fosse liso, ou seja, você penteia seu cabelo seco, da raiz as pontas, rapidamente, diariamente e quantas vezes achar necessário.
  10. Você não entende porque seu cabelo leva uma eternidade para secar.
  11. Suavizar os cantos do seu cabelo são prioridade e continua tentando eliminar o frizz
  12. Você só usa penteados "amigos do cabelo liso". Usa extensões de cabelo erradas.
  13. Você fica desejando relaxar o seu cabelo, ou mantem ele liso na maioria das vezes.
Se você quiser desfrutar do seu cabelo, é fundamental que primeiro você substitua a mentalidade de cabelo liso com a mentalidade de cabelo crespo."

Achei bastante interessante esse texto, em grupos do facebook vejo como algumas meninas ainda não aceitam totalmente o cabelo natural, umas tem o cabelo 4b e querem ter o cabelo 3b, outras se incomodam com o volume, outras com o frizz, outras com o fator encolhimento, mas essas são caracteristicas do cabelo crespo/cacheado. 


Outra reclamação bastante comum é "dá trabalho", parece que muitas se esqueceram das horas que passavam nos salões, de como ardia os alisamentos, muitas meninas se esquecem de com cabelos alisados ou não, hidratação é essencial, mas muitas de nós não hidratavam o cabelo regradamente mas alisavam e pranchavam o cabelo sagradamente e muitas se esqueceram  de quanto dinheiro era gasto, que aliás é outra reclamação, mas se você souber exatamente os produtos que melhor ficam no seu cabelo você irá gastar bem menos.


Eu sei, eu sei que é chato falar isso, é uma frase batida, mas deve ser repetida "A beleza vem de dentro pra fora", se aceite primeiro, ame cada detalhe de seu cabelo, do seu corpo, e o mundo vai se transformar.


Um beijo enorme 

XO

*Cabelo cacheado pode ser natural e sedoso, mas esse texto fala do cabelo liso que cai nos olhos, e muitas meninas esperam que o cabelo cacheado seja assim, o cabelo cacheado por ter uma textura diferente, cai no rosto de uma maneira diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário