sábado, 1 de março de 2014

Lupita Nyong'o e a Representatividade da Beleza Negra

"Lembro-me de um tempo em que eu também me sentia feia. Eu ligava a TV e só enxergava pele pálida, fui provocada e insultada sobre o tom da minha pele cor de noite." Lupita Nyong'o ao receber o premio de melhor atriz coadjuvante no  Critics' Choice Movie Awards.

Qual mulher negra nunca se sentiu assim, feia, inadequada e consequentemente triste. Estudei em uma escola onde a maioria das pessoas eram brancas, mas nem precisaria disso para não me sentir bem comigo mesma, era só ligar a televisão e ela me dizia que eu só servia para empregada ou para o carnaval, as revistas adolescentes me ensinavam como fazer uma escova perfeita e como clarear a pele, nos desenhos só brancos, a maioria das bonecas são loiras de olhos azuis e até para comprar material na escola não há, em relação as princesas da Disney, um caderno da Pocahontas ou da Tiana.

A representatividade é muito importante, principalmente na adolescencia, ver uma mulher negra e bem sucedida em filmes ou TV foi importante para mim, me lembro da primeira vez que gostei realmente da cor da minha pele, sentada em casa assistindo TV e começa a passar o clipe Check on it da Beyoncé, eu tinha 12 anos, ela era tudo que eu nunca tinha visto, cabelos volumosos, roupa colorida, uma negra usando rosa choque, ela era glamurosa e todos a achavam linda, ali vi as possibilidades que a minha pele me oferecia.

Voltando a Lupita em seu discurso ela diz qual foi a sua referencia "E então … Alek Wek . Uma modelo célebre, ela era escura como a noite, ela estava em todas as passarelas e em todas as revistas e todo mundo estava falando sobre como ela era bonita.



Alek Wek
Hoje com certeza Lupita é uma inspiração para muitas meninas negras, e além de beleza ela faz questão de passar os ensinamentos de que beleza não é tudo.

"E a minha mãe novamente me dizia que você não pode comer beleza, porque ela não te alimenta, e estas palavras me atormentavam e incomodavam, eu realmente não entendia, até que finalmente me dei conta de que a beleza não era uma coisa que eu poderia adquirir ou consumir, era algo que eu tinha que ser.
E o que minha mãe quis dizer quando disse que você não pode comer beleza é que você não pode depender da sua aparência para se sustentar. O que é bonito é fundamentalmente a compaixão que você sente por si mesmo e por aqueles ao seu redor.
E o que minha mãe quis dizer quando disse que você não pode comer beleza é que você não pode depender da sua aparência para se sustentar. O que é bonito é fundamentalmente a compaixão que você sente por si mesmo e por aqueles ao seu redor.
E o que minha mãe quis dizer quando disse que você não pode comer beleza é que você não pode depender da sua aparência para se sustentar. O que é bonito é fundamentalmente a compaixão que você sente por si mesmo e por aqueles ao seu redor."




    

    

       

Lupita Nyong'o ganhadora do oscar de melhos atriz coadjuvante é linda por dentro e por fora.

Lupita Nyong'o Oscar 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário